Um monte de caracteres. Pra dar preguiça de ler.

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Superbus francês


Soberbo. É isso mesmo! Não tem nada a ver com ônibus.
Superbus é mais uma banda para entrar na lista das bandas "Superalgumacoisa", mas com uma justificativa diferente: a palavra foi retirada do latim.
Qualquer nome "Superalgumacoisa" cai bem pra uma banda. E muita banda já percebeu isso pelo mundo. Foi bom descobrir uma razão a mais por trás do nome. Nesse caso, muda até a pronúncia. Não é Superbus. É Superbus.
Deixando o nome de lado, Superbus é a descoberta da vez. E veio da França.
Viu só? O mundo não se resume às bandas made in USA.
O quinteto, formado em 1998, é uma das bandas francesas mais famosas na Europa. E parece que fica só por lá, se considerarmos o trabalho desgraçado pra encontrar o material deste post.

As influências são bem nítidas: No Doubt, Blink 182, Weezer, Sublime, The Strokes e outras bandas que aparecem no topo das paradas da MTV.
São boas músicas, grudentas, divertidas, dançantes. Algumas em francês (o que dá um charme a mais), outras em inglês (que soam familiar pra galera que só ouve música em inglês).
O vocal de Jennifer Ayache segue a linha "just a girl" de Gwen Stefani. A banda apresenta um som acessível e bem feito, com guitarras pesadinhas e melodias grudentas e açucaradas.
Jennifer, com apenas 22 anos, lidera a banda e assina as composições, de acordo com as informações oficiais. Mas isso é duvidoso. Ela é filha de uma famosa atriz francesa e os outros membros da banda estão na faixa dos trinta-e-poucos anos, o que derruba esse papo de "banda de amigos". Talvez o nome da banda seja até mesmo um reflexo da tal situação duvidosa, mas não há como negar que bandas montadas podem ser boas (pelo menos fora do Brasil).
E Superbus é uma banda divertida, com melodias pra cantar junto. É, sim!
Ouça os dois álbuns, Aéromusical (2002) e Pop’n’gum (2004). Depois tente tirar as músicas da cabeça.


(Raquel, obrigada pela ajudinha com esse idioma louco!)

Um comentário:

Pedro disse...

Tem pra baixá na internéti ?!
quero ouvir