Um monte de caracteres. Pra dar preguiça de ler.

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

M!


Abril de 2005, Buenos Aires. Era só andar pelas ruas para ver outdoors anunciando o show que aconteceria no dia 15, no Teatro Gran Rex. Era um outdoor completamente branco, com uns caras meio adróginos e uma menina. Essa imagem me lembrou Pato Fu e eu tive vontade de ir ao show. Pena que faltou "dindin" e eu voltei pro Brasil sem conhecer a banda que o Pablo (nosso amigo porteño) definiu como "los maricas".
Chegando ao Brasil, pesquisei tudo que pude sobre esse tal de Miranda! e descobri que se tratava de um grupo de pop eletrônico. A formação original era composta por duas vozes (os ex-namorados Alejandro Sergi e Juliana Gattas), teclados (Alejandro Sergi), programação (Bruno De Vicenti) e guitarra (Lolo Fuentes). Com o tempo, agregaram o baixista Nicolás "Monoto" Grimaldi ao time. Praticamente todas as músicas são assinadas por Alejandro.
Miranda! respresentou uma mudança radical no cenário musical portenho, que era dominado por bandas mais largadonas, e trouxe o glamour de volta às paradas argentinas.

A receptividade sempre foi boa. A banda já era reconhecida antes mesmo de lançar o 1º álbum (Es Mentira) em 2002.
Es Mentira foi indicado a vários prêmios e conquistou novos fãs. Mas o grande estouro veio com o lançamento de Sin Restricciones, em 2005, que ganhou uma versão En Vivo, gravada no show do Gran Rex que eu perdi.
A maioria dos fãs são crianças e adolescentes. E isso é explicado pelas melodias grudentas e batidas dançantes. Mas as letras abordam temas adultos, principalmente relacionamentos. O público mais velho e radical ainda torce o nariz. Miranda! é odiado pelos punks, apesar de receber tratamento de banda de rock, mesmo que a guitarra seja um item mais decorativo do que qualquer outra coisa. Esse tratamento tem mais a ver com a postura da banda, devido às produções dos shows e às polêmicas em torno da sexualidade dos integrantes. Muitas vezes tenho a impressão de que poderia fazer algo parecido aqui em casa, com o Fruity Loops. Mas eu nunca fiz, né?
O toque final fica por conta do castelhano, que dá um charme a mais a qualquer banda latina ou espanhola!
É divertido! Vale conhecer!
Comece por "Don" (o grande hit - e atenção para o solo de Lolo), "Yo te Diré" (tecladinho hipnotizante), "El Profe" (dá muita vontade de sair pulando por aí) e "El Agente" (outra pra sair pulando). E se você não aguenta ficar sem guitarra ou tem aversão aos timbres eletrônicos, fique longe!
É uma pena que as bandas dos "hermanos" não cheguem ao Brasil. Hermanos aqui, só os nacionais. E a gente só perde...

Nenhum comentário: