Um monte de caracteres. Pra dar preguiça de ler.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Recursos Hipócritas (RH)

Processo seletivo para vagas de emprego - 2008
Redação - Tema livre - 20/25 linhas

Título: Para confundir o avaliador

A redação faz cada vez mais parte da vida das pessoas. Está presente na vida escolar, no vestibular e até mesmo nos processos seletivos profissionais. Tem sido utilizada como a forma mais simples de avaliar como uma pessoa articula suas idéias e seu domínio da língua materna.

É notável o aumento da procura por cursos de Redação e Boa Escrita, onde os interessados em desenvolver tais habilidades são submetidos a centenas de regras, teorias, modelos e afins. "A prática leva à perfeição". E o novo "bom redator", certificado, passa a desfrutar de seu novo talento, escrevendo uma série de textos ensaiados, decorados, parecidos, previsíveis, recheados de expressões que aparecem em todos os seus textos. E a subjetividade, a sinceridade e, muitas vezes, até o objetivo legítimo de tal processo se perdem.

É lógico que existem os casos exemplares, com bons redatores, criatividade e qualidade de conteúdo. Sempre há alguma exceção. O bom redator é aquele que encontra os melhores recursos verbais para transmitir uma determinada mensagem, da forma mais agradável possível, dentro das limitações da linearidade característica da escrita. O bom redator é um grande orador, com bons argumentos. O bom redator é aquele que faz com que você esqueça, por alguns minutos, que ele é - pasme! - uma pessoa.

Avaliação: Candidato eliminado

Nenhum comentário: