Um monte de caracteres. Pra dar preguiça de ler.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Roque!

Apesar de se referir a um gênero musical, a palavra "rock" define movimentos musicais que nem sempre possuem os elementos musicais característicos do termo (compasso quaternário, formação voz-guitarra-baixo-bateria, sonoridade agressiva, temática relacionada ao cotidiano juvenil) ou a estrutura musical característica (versos, refrão, solos de guitarra).

Apesar de nomear um gênero musical, o termo "rock" se consolidou como adjetivo e tem sido cada vez mais difícil classificar uma música como rock apenas por suas características musicais. O "rock", como adjetivo, refere-se à música que contraria as tendências musicais que ganham maior destaque na mídia contemporânea. O rock sempre exerceu função de opositor ao pop. Portanto, rock é qualquer música que contraria as tendências do seu tempo. Com isso, faz-se necessário situar a música em um referencial determinado pela sonoridade, temática e visual do cenário musical popular vigente. O rock de um determinado período é aquela música que se opõe às tendências musicais do momento e atende ao público que não se identifica com a massa consumidora de música pop.

O rock, mais do que um estilo musical, é a música de oposição. Isso explica porque o rock sempre se renova e o "fazer rock" sempre se modifica, originando subgêneros. Quando o rock da oposição encontra aceitação das massas, um novo rock precisa emergir para se opor. Portanto, o termo "rock" determina, na verdade, uma postura perante o mercado musical.

Nenhum comentário: