Um monte de caracteres. Pra dar preguiça de ler.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Linguagem audiovisual e desenhos animados

A evolução da linguagem audiovisual reflete a evolução da própria sociedade. O "fazer televisão" sempre acompanhou os parâmetros de cada geração. Assim, podemos tomar qualquer gênero televisivo como referência para traçar essa evolução. A Rede Globo apresenta, em suas manhãs, uma sequência de desenhos animados de gerações diferentes, origens diferentes e públicos diferentes. A diferença entre os estilos é muito clara. As animações da Disney são as mais antigas e apresentam valores de uma sociedade americana romântica, fantástica e machista. O andamento de um episódio é artístico: os movimentos dos personagens são suaves, a trilha sonora acompanha tal suavidade e o ritmo é lento, permitindo que o espectador possa acompanhar toda a evolução artística da obra. Na mesma sequência, é exibido “Dragon Ball Z”, desenho japonês baseado num mangá, que evidencia traços da cultura nipônica, tais como valores sociais (“espiritualidade” e artes marciais), conteúdo e ritmo da narrativa (detalhista e complexo). “Bob Esponja” e “Padrinhos Mágicos”, criados em 1999, são caracterizados por uma linguagem mais dinâmica e sarcástica, e ritmo acelerado. As animações infantis criadas após a popularização da Internet ganharam um ritmo cada vez mais acelerado. Tal adaptação é um exemplo pertinente do diálogo entre a televisão e a sociedade. As mudanças na estruturação do pensamento provocadas pela inserção em um mundo interconectado e instantâneo refletiram-se até mesmo na produção de conteúdo televisivo para as crianças. “Yin Yang Yo”, desenho animado criado em 2006, funciona como o extremo oposto aos desenhos clássicos da Disney no contexto da programação infantil matinal diária da principal emissora do país. O ritmo da animação é extremamente acelerado. Diversos eventos acontecem simultaneamente e rapidamente, a narrativa é construída através de discursos secundários e pouco explícitos. O público infantil dos anos 80 era incapaz de acompanhar tal ritmo e precisava de um direcionamento mais claro aos pontos essenciais para a compreensão da narrativa. Porém, no contexto atual, o desenho animado se mostra totalmente compatível com o ritmo de absorção do público. Contrapor os clássicos da Disney e um desenho de produção recente como “Yin Yang Yo”, produtos voltados para o público infantil, é o exemplo mais óbvio para concretizar a idéia de diálogo entre público e produto, e suas evoluções ao longo da história.

A linguagem audiovisual apresenta o mesmo comportamento histórico que qualquer outra linguagem. Portanto, essa questão toda da evolução histórica constitui um olhar linguístico sobre a linguagem audiovisual e evidencia que ela se encontra viva, ativa e em constante desenvolvimento.

Trecho de uma prova da faculdade