Um monte de caracteres. Pra dar preguiça de ler.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A construção da identidade através do Orkut¹

No contexto atual brasileiro, a construção da identidade tem encontrado um ambiente favorável na Internet, em sites de relacionamento como o Orkut. A participação em comunidades e a especificação de perfis constroem identidades virtuais desterritorializadas e incompatíveis com a amplitude de possibilidades para o comportamento humano. Frequentemente, as identidades criadas para os ambientes virtuais são projeções idealizadas e incompatíveis com as impressões causadas nos ambientes reais. Essa possibilidade de adaptar a própria imagem transforma os perfis virtuais em eficientes ferramentas de autopromoção. Paralelamente a isso, as pessoas passam a escolher os pontos pelos quais querem ser identificadas, em vez de deixar que os outros julguem sua personalidade através do convívio. Com isso, a popularidade está ao alcance de todos. Qualquer um pode adaptar seu perfil do Orkut de forma que atraia mais visibilidade e aumente o interesse pela própria página. Nos ambientes virtuais, cada página é um produto e são as melhores estratégias de marketing que aumentam a popularidade virtual dessas páginas. Popularidade essa que nem sempre se repete fora dos ambientes virtuais. Essa mudança nas relações sociais é significativa, já que atualmente é mais importante o que se diz fazer, o que se diz gostar e o que se diz ter do que o que realmente se faz, se gosta e se tem, de fato. O discurso ganhou forte importância persuasiva nas relações pessoais virtuais. Com isso, a identidade passou a ser tratada como produto. O nome passou a ser a marca pessoal. E o perfil, que supostamente deveria ser a expressão da individualidade de uma pessoa, passou a ser a expressão do que se quer ser associado a. As semelhanças são mais valorizadas que as diferenças. E, assim, nessa busca por popularidade, a página de perfil do Orkut se transformou em veículo de comunicação social.


(1) Resumo do meu projeto de pesquisa. Se quiser ler inteiro, ask me. x)