Um monte de caracteres. Pra dar preguiça de ler.

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Em defesa dos Corações Gelados

Nada mais repugnante do que um ambiente cheio de pessoas felizes, legais, carinhosas, atenciosas e prestativas. Não há nada mais falso. Todo mundo tem seus momentos de vilão. Faz parte da vida. Os personagens voltados pro universo infantil são muito 8 ou 80: ou são mocinhos ou são vilões. Até mesmo o universo adulto é bombardeado por personagens bonzinhos e malvadinhos. Nós vemos todos os dias que não é assim. Quem nunca errou? Quem nunca magoou alguém? Quem nunca fez uma boa ação?

Na década de 80, surgiu um dos grupos de personagens com uma das mensagens mais lamentáveis: Os Ursinhos Carinhosos. Um bando de ursinhos coloridos, cada um representando um conceito repleto de preconceitos comportamentais. Idéias de bondade, carinho, felicidade, sorte e todo o tipo de coisas "bonitinhas" e "fofinhas", todas com o objetivo da criança se espelhar. Não há falha maior do que privar uma criança das emoções negativas. Todo mundo precisa aprender a lidar com a derrota, com o medo, com a tristeza... As pessoas precisam aprender a ser mais flexíveis. E isso deveria começar na infância. O mundo não é um parque de nuvens de algodão doce, onde ninguém faz nada chato e todos se ajudam entre si!

O mundo ideal não é habitado por idiotas alienados e superfelizes. A felicidade cega e não leva à evolução. As pessoas precisam da tristeza pra evoluir. E é nesse contexto que se insere o grande vilão do desenho: Coração Gelado.

Coração Gelado é mau? Ele inferniza os ursinhos? Como todo solitário, Coração Gelado deve ter dedicado boa parte da sua vida aos livros. É óbvio que ele é mais instruído que os ursinhos bobocas. Qual seria a grande revolta do Coração Gelado? Ver aqueles ursinhos idiotas pregando a harmonia enquanto o mundo tá se matando e eles não fazem nada além de ajudar crianças ainda mais retardadas? Ter que aguentar a dor da solidão e saber que ela é resultado da sua não-alienação? Ou talvez até mesmo a exclusão e rejeição só por não ser fofinho, coloridinho e bobo?

Alguém já se questionou os motivos do Coração ser Gelado? Alguém sabe se ele tem trauma de infância? Esses ursinhos são incapazes de aceitar as diferenças! Tenho certeza que o Coração Gelado tem a mesma capacidade de amar que qualquer ursinho. Ou talvez até maior! Essa coisa de amar todo mundo não faz o menor sentido na prática. Não pode ser sincera!

Foi assim que esse desenho (que surgiu como ilustração de greeting cards americanos) fez sucesso, estampou diversos produtos, virou filme e espalhou bichinhos de pelúcia fofinhos por aí. É esse tipo de coisa que uniformiza o povo e gera todo esse preconceito que vemos diariamente. Pessoas não podem e não devem ser moldadas. A maior vantagem da raça humana é a capacidade de pensar. E o maior defeito é usar a memória pra repetir pensamentos alheios, até atrofiar e anular sua capacidade de pensar, questionar e interpretar.

Por resistir fortemente à solidão e não se deixar alienar, Coração Gelado é o verdadeiro herói do desenho!