Um monte de caracteres. Pra dar preguiça de ler.

quinta-feira, 27 de julho de 2006

A descoberta do ano!

Em algum momento entre o final de 2004 e o começo de 2005 eu fiz contato com uma guitarrista. Tinha a ver com algum anúncio, em algum site... A gente tava tentando montar uma banda. Falei com ela algumas vezes e ela me deu um CD em algum dos encontros para trocar idéias. No CD tinha as músicas dela e outras de uma outra banda que ela gostava muito.
Não sei como, nem quando, mas eu perdi o CD. Acabamos não montando a banda. E eu nem lembro bem como ficou o meu contato com a Daniele durante os meses seguintes. Só sei que ela acabou se tornando uma pessoa muito presente na minha vida recentemente. E, coincidentemente ou não, junto com a tal banda que estava no CD que ela gravou: Dresden Dolls.
Dresden Dolls é a maior descoberta musical na minha vida desde Smashing Pumpkins!
Duas pessoas, uma mulher e um homem, piano e batera, vocal carregado, letras sensacionais! Caraaaalho!!! Como ninguém pensou nisso antes??? Música de cabaret com rock! Tão simples! Se pensaram nisso antes, simplesmente não acertaram! Foi preciso entrar no século XXI para surgir uma banda tão perfeita! E, nesses 5 anos de banda, eles lançaram 2 álbuns (além do independente): Dresden Dolls e Yes, Virginia.
Os clipes também são sensacionais, o visual, tudo! A banda é madura! Amanda Palmer e Brian Viglione já não são mais crianças e sabem o que fazem. São músicos excelentes! E Amanda é uma letrista e compositora de outro mundo!
Não é a toa que a comunidade brasileira deles tem mais de 1400 membros.
Nunca ouviu? Comece por "Girl Anachronism". Essa música é suficiente pra fazer qualquer um se interessar pela dupla. Mas pode começar por "Coin-Operated Boy", ou "Miss me", ou "Half Jack"... ou qualquer outra!

AAAAAhhh! Agora eu quero montar uma banda assim! =P

quinta-feira, 13 de julho de 2006

Pimenta de Plástico


Nada melhor pra começar do que o meu 1º cd. Ganhei do meu pai, em 1997.
Spice, o 1º álbum das Spice Girls, lançado em 1996 (há 10 anos!) foi a maior prova de que o sucesso depende de fatores além da qualidade e talento.
Um quinteto de meninas que trabalhavam como modelos e atrizes, um grupo formado a partir de um anúncio e de uma seleção de empresário.
As Spice Girls são exemplo de marketing musical de sucesso e puderam contar com um álbum bem produzido e com bons arranjos. Essa combinação sempre dá certo.
Canções pra agitar, com muita diversão e carinho são o foco. Tem um clima constante de "we accept you". A temática é adolescente, açucarada, simpática. Os vocais intercalados intensificam o sentimento de festa.
Musicalmente, temos um pop sintetizado, com vocais plásticos e tratados, grooves de baixo manjados e certeiros, melodias grudentas nos teclados e aqueles barulhinhos e vocais de fundo que ninguém percebe, mas fazem toda a diferença.
É divertido e bem feito. Mas falta verdade. Atitude fake e sonoridade plástica demais atrapalham. Até mesmo os gritos de guerra soam falsos!
Imagino as gravações originais dos vocais. E tenho muito medo. Sabe um coral de criancinhas? Elas se esforçando pra cantar "direitinho"... As Spice Girls não passam de um grupo de meninas cantando "direitinho", com uma ótima produção e marketing impecável. A intenção é boa. Funciona.
Tudo graças ao empresário Simon Fuller, que assumiu o grupo depois que o empresário original foi chutado. Fuller também é responsável pelo sucesso de vários outros artistas, criou o American Idol (Ídolos) e aparece até na ficha técnica do Los Hermanos!
Spice é um álbum nostálgico pra mim.